Bancada de cozinha: as três melhores opções de materiais

Cozinhas são zonas úmidas. Seus balcões, áreas de pias e fogões, precisam de proteção. Mas afinal, que material usar em bancada de cozinha?

Bancada de cozinha: as três melhores opções de materiais

Toda decoração de cozinha é composta de vários modelos de móveis. Alguns deles são balcões e outros são aparadores e ilhas. E do que seria feita uma bancada de cozinha, uma de suas peças principais? De quais materiais? Será que eles são os mesmos vistos em outros pontos das arquiteturas residenciais? E recebem algum tratamento diferente devido à umidade e à gordura de alimentos - sempre presente neste ambiente?

Diferentes opções de materiais para bancada de cozinha

#1 Pedra

Os armários prontos de cozinha mais simples à venda nas lojas de móveis para casa apresentam bancadas de pia feitas de alumínio. Uma versão que lembra muito as cozinhas industriais, onde a praticidade e a higiene precisam ser máximas.
Mas a ideia, neste caso, é mesmo oferecer a alternativa mais em conta, que atenda esta funcionalidade e preserve o melhor possível a integridade do balcão de madeira abaixo.

 

Entendeu?

 

Agora, quando se quer uma cozinha com visual mais sofisticado, com bancadas mais resistentes e de visual mais bonito também, nada melhor do que a pedra. Mas não é qualquer pedra que pode ser usada neste caso, ok? Indicam-se algumas que são naturais ou fabricadas de modo sintético.

 

O granito está sempre no topo da lista, com visual bem marcante, e muito resistente aos impactos e às altas temperaturas.

Também há o silestone, pedra tecnológica de baixa porosidade, composta de quartzo e poliéster, de aparência lisa e podendo ser feita em diversas cores, combinando melhor com a decoração da cozinha. O nanoglass, com pó de vidro. E o porcelanato sobre estrutura metálica.

 

#2 Madeira

A madeira é o material que melhor combina com propostas de decoração tipo rústicas, por exemplo. Então, você já pode imaginar que, nestes casos, ela pode ser considerada como um material para bancada de cozinha. Mas sabe como é, o que acontece com madeira em contato com água. Para que isto dê certo, é importante saber escolher a madeira certa e dar a ela o acabamento adequado. O MDF é uma possibilidade a ser considerada, pois é um material versátil e que, com o tratamento certo, pode durar bastante e ser fácil de limpar. Mas, se a ideia é explorar uma textura natural, o eucalipto e a teca são alternativas melhores.

Elas devem deixar a cozinha decorada mais acolhedora. E a linha destas bancadas ainda podem se estender para além e fazer parte do mobiliário da sala - se os cômodos forem integrados.

 

#3 Alvenaria

Este último tópico fala de outro modelo de bancada com aspecto rústico que deve funcionar bem para cozinhas, é o de concreto.

Sua aparência, com acabamento polido levemente manchado, também combina demais com outras propostas de decoração moderna. Não é difícil encontrarmos exemplos de superfícies contínuas impermeáveis e resistentes, fáceis de limpar, sendo o centro das atenções de cozinhas e salas integradas.

Agora você já pode estar se perguntando como seria possível escolher entre tão boas opções. Pois bem, leve em consideração primeiro a durabilidade do material escolhido com a frequência de uso que você fará deste espaço da sua casa. Se você é um cozinheiro de mão cheia, considere mais as pedras; mas a bancada de alvenaria, sendo bem feita, também poderá ser uma excelente opção.

 

Depois, em segundo lugar, a questão estética. Avalie o que poderá combinar bem com os armários e os revestimentos de piso e de paredes da sua cozinha de casa.

Se as demais áreas forem estampadas, opte por uma bancada mais lisa - sem muitas manchas, veios, detalhes brilhantes ou outras informações visuais impactantes. Um exemplo nesta linha são as bancadas minimalistas feitas de materiais sintéticos.

Por fim, deve influenciar a sua escolha também o tanto de área que precisará ter de bancada na sua cozinha. Sabe por quê? Imagine escolher um granito ou um mármore bem estampado para uma cozinha ampla com muitas bancadas. É possível que logo você se canse dessa combinação. E trocar o material pode não ser uma opção, pensando no custo e no mal contra a natureza. Então, reflita bem sobre isso antes de tomar uma decisão.

 

Seu futuro imóvel está aqui!

Quem procura um imóvel com o desejo de alcançar a cozinha dos sonhos pode fazer um ótimo negócio por meio do leilão de imóveis. Essa modalidade é segura, transparente e permite ao comprador encontrar ótimas oportunidades com valores abaixo do mercado.

 

Zuk possui mais de três décadas de experiência na área e conta com uma plataforma intuitiva e simples de usar. Você pode filtrar a busca por tipo de imóvel, região e faixa de preço. Com poucos cliques é possível se cadastrar, se habilitar e dar lances para arrematar o imóvel dos seus sonhos!

Vem com a gente!

 

 

Para mais informações, acesse as plataformas digitais: