O que significa um imóvel em processo de leilão?

Saiba o que significa um imóvel em processo de leilão, como funciona o leilão de imóveis, os passos para evitar que a sua propriedade entre nesse estágio e porque a Zuk é a melhor opção para encontrar oportunidades

O que significa um imóvel em processo de leilão?

Écomum escutarmos algumas histórias referentes a imóvel com processo em fase de leilão. 

 

Mas, você sabe de fato, o que isso significa?

 

Assim como todo brasileiro, que deseja realizar a conquista da casa própria, o primeiro passo para que esse sonho não se torne um problema é você desenhar um planejamento que esteja bem alinhado às suas condições financeiras.

Quando se trata de um imóvel financiado, o cuidado para manter as parcelas em dia deve ser ainda mais redobrado.

Desse modo, você não corre riscos de penhora ou que seu imóvel passe por um leilão.

Você sabe como funciona o leilão de imóveis?

Antes de aprofundarmos o que significa dizer sobre um imóvel com processo em fase de leilão é importante você entender como funciona um leilão de imóveis de fato.

O leilão é uma modalidade de compra e venda em que os interessados se cadastram em uma plataforma leiloeira e ofertam lances.

Nesse tipo de negociação, geralmente, a proposta mais vantajosa - com maior lance ofertado - será considerada a vencedora.

Quanto tempo leva para um imóvel ser leiloado?

Não existe um prazo definido para um imóvel ir a leilão, o procedimento varia de acordo com as regras específicas de cada instituição bancária e do que foi estabelecido na assinatura do contrato, mas em caso de atrasos procure o banco e tente propor um acordo antes de receber uma notificação de pagamento.

O devedor será avisado antes do imóvel entrar em processo de leilão?

Com certeza. Um imóvel não pode ir a leilão sem que o devedor seja notificado formalmente sobre essa condição. Caso a propriedade entre em leilão sem que o mutuário seja comunicado, ele pode entrar com uma ação judicial solicitando o cancelamento do leilão.

Como funciona o processo de notificação do credor para um imóvel em leilão?

Se por algum motivo você não conseguir quitar as parcelas de um financiamento, o credor (instituições financeiras) mandará para seu endereço uma intimação, com prazo de 15 dias para efetuar a quitação do débito vencido e das parcelas vencidas até a data do pagamento com juros e encargos.  Esta notificação será encaminhada pelo cartório de registro de imóveis referente à propriedade.

Se você receber esse tipo de intimação procure a instituição financeira com urgência.

O que acontece se eu não pagar os débitos no prazo de 15 dias?

O próprio cartório promove a averbação, ou seja, procedimento em que o imóvel volta a pertencer ao banco e o credor poderá realizar um leilão do imóvel para recuperar os valores devidos.

O que posso fazer para evitar um imóvel entre em fase de leilão?

Um planejamento financeiro bem definido, de modo que você consiga quitar as parcelas do contrato é a dica mais recomendada entre especialistas.

 Existem diversos tipos de imóveis que atendem perfis diversos, portanto, basta se planejar e fazer uma boa pesquisa para que tudo ocorra bem durante a jornada de compra e venda.

 

Em resumo, temos diversas situações em que um imóvel pode ir a leilão:

 

Confira abaixo os casos mais comuns:

 

01 – Financiamento do imóvel atrasado

Uma das principais causas para que um imóvel entre em processo de leilão é o atraso na quitação das parcelas de financiamento imobiliário.

Ou seja, se você, comprou uma residência financiada e não cumpriu rigorosamente com os pagamentos, o credor (banco responsável por conceder o financiamento)

 pode acioná-lo judicialmente para recuperar a propriedade.

Nesse caso, temos a condição comum nesse tipo de negócio conhecida por alienação fiduciária, quando o comprador só tem direito à residência após a quitação

de todas as parcelas, ainda que esteja morando e de posse do imóvel.

Fique tranquilo, pois se caso o seu imóvel esteja ameaçado de ir a leilão, antes do procedimento ser consumado, a instituição financeira tem como dever notificá-lo

sobre tal situação (atraso nos pagamentos), conceder prazo para que a dívida seja quitada e por último, informar as consequências que os tais atrasos possam gerar, nesse caso, a possibilidade do seu imóvel ser leiloado.

02 - Falência de Empresa

Quando uma empresa entra em falência e deixa de poder executar suas atividades, todas as dívidas serão pagas de valores arrecadados a partir dos bens leiloados, que

possuem, incluindo nesse caso os imóveis de sua propriedade.

 

03 – Alienação Fiduciária e Hipoteca

A alienação fiduciária e a hipoteca, quando um bem é dado como garantia de uma

dívida, em caso de não pagamento das parcelas, o credor poderá leiloar o imóvel para quitação dessa dívida.

Geralmente, a partir do terceiro mês de pagamento, a instituição financeira já pode entrar

com processo para que seu imóvel seja leiloado  com finalidade de quitação

da dívida.

04 – Dinheiro Ilícito

Caso seja comprovado que seu imóvel tenha sido negociado com dinheiro ilícito, mesmo que a sua família resida na propriedade, isso não impedirá o imóvel de entrar em processo de leilão.

Dúvidas sobre leilões de imóveis é com a Zuk!

A plataforma Zuk é uma boa alternativa aos financiamentos bancários, você pode encontrar o imóvel ideal para morar com a família ou investir.

Por meio do leilão de imóveis residenciais você encontra ofertas incríveis e obtém maior rentabilidade na hora da compra, para poder investir na reforma!

Aqui na Zuk, você encontra casas, apartamentos, estúdios e sobrados em diversas regiões do Brasil, com valores abaixo do mercado. 

 

Para mais informações, acesse as plataformas digitais: