Expo "Design para Ver e Comer" em cartaz no shopping Lar Center até 19/03

Como parte da  12ª edição da DW! Semana de Design de São Paulo, a mostra contemporânea está separada em quatro atos para representar um verdadeiro banquete de sentidos

Expo "Design para Ver e Comer" em cartaz no shopping Lar Center até 19/03

Sobremesa mais célebre da gastronomia italiana, o tiramisù significa, no idioma europeu, algo como “levanta-me”, “me puxe para cima”, ou “me tire do chão”.
A exposição "Design para Ver e Comer" marca uma nova fase do Shopping Lar Center, pioneiro do segmento no País, inaugurado em 1987, que agora também assume sua vocação como centro gastronômico – em breve, alguns dos restaurantes mais prestigiados dessas terras (e com reverberação internacional) aterrissam no shopping.

Banana  Lamp

 

Banana Lamp, design Studio Job, Seletti


A curadoria de Allex Colontonio e André Rodrigues, os Decornautas (@decornautas), instiga a relação entre forma e função da comida e traz reflexão das artes plásticas e do design no conceito “design food, but not fast”. 

 



Cherry Lamp, design Nika Zupank, Qeeboo

Seja por meio dos talheres suspensos ou do enorme volume de malha metálica) “voando” sobre o espaço, o conceito de flutuação pretende te levar para um lugar outro. Dentro dessa galeria, conduzido por um caminho de luz , que sugere a embalagem de um produto gourmet, você vai conhecer algumas formas geniais que a indústria moveleira converteu a partir de alimentos básicos – ou nem tanto –, desde a legendária Bowl Chair que Lina Bo Bardi desenhou em 1951 inspirada numa tigela caiçara, às novas gerações, como Sergio J. Matos e como o protótipo raríssimo da Vermelha, dos irmãos  Campana, desenhada em 1993 e que lembra uma macarronada da mamma.

 


Poltronas Carambola, design Sergio J. Matos, Panton chair, design Verner Panton  e Bowl chair, design de Lina Bo Bardi

Na galeria de fotos, o trabalho dramático, sensível e um tanto “caravaggiano” do artista Paulo Vitale,  fala da relação de grandes chefs com a batalha do ofício, com o respeito à caça e aos comensais. O percurso continua com as obras em NFT que exibem, entre flashes divertidos de making of, obras arquitetônicas extraídas do prato. Como consoles para essas preciosidades do Metaverso, a excepcional The Frame, da Samsung.

 




Retrato Diego Lozano série "Chef" por Paulo Vitale

Ao final, uma referência ao artista italiano Maurizio Cattelan, que em 2019 reconfigurou o pregão das artes ao se apropriar de uma banana de verdade – negociada a mais de 100 mil dólares e devorada (sem cerimônias) por um manifestante. A vida imita a arte. Ou seria o contrário? Seja como for, ela nos “tira do chão”

 


Geral da exposição  com destaque para a Rabbit chair, design Stefano Giovannoni 

 

“Panorâmica e monumental, a expo Design para Ver e Comer, composta sob medida para a DW, traz um conjunto de instalações artísticas pensadas para estabelecer as relações entre comida, arte e arquitetura. Dentro de um cubo suspenso de metal, quatro galerias operam com exposição de clássicos do design incluindo raros protótipos de Lina Bo Bardi e irmãos Campana; fotografias surrealistas do artista Paulo Vitale que falam sobre as relações do homem com a estética dos alimentos; e NFTs que exploram o assunto no Metaverso. Outras interferências artísticas como a enorme nuvem de talheres suspensos ou o paredão de bananas que discute os limites entre arte e gastronomia, completam o circuito absolutamente sensorial”, comenta Colontonio sobre a experiência.

 


Poltrona Bodocongó, design Sergio J. Matos  e geral da  instalação “Yes, we have bananas

 

A Exposição


Poltrona Paulistano, design Paulo Mendes da Rocha

O primeiro ato apresenta uma introdução ao tema, explicando a relação entre o design, a arte e os alimentos. O espaço conta com uma poltrona assinada por Sérgio J. Matos em forma de carambola, onde as pessoas poderão interagir com hashtags.

 


Retratos de  Paola Carosella e João Diamante, série "Chef" por Paulo Vitale

Atrium Instagramável será composto por 2 mil talheres pendurados no teto, remetendo visualmente a uma “chuva”. Já as Três Linhas Expográficas são divididas entre uma exposição de fotos de Paulo Vitale, com cliques de chefs renomados como Paola Carosella, João Diamante e Bela Gil que retratam suas personalidades e relação com a gastronomia; uma exposição audiovisual em parceria com a Samsung destacando grandes objetos em parceria com grandes chefes; e uma instalação de diversos itens para se “comer com os olhos”.


Retrato Antonio Maiolica série "Chef" por Paulo Vitale

Por último, as instalações, na “Yes, we have bananas”, os curadores criam uma alusão a célebre e polêmica obra do artista italiano Maurizio Catellan, com um paredão de mais de 100 bananas adesivadas; e na “Se a vida te der um limão, faça design” haverá referência ao espremedor do artista Philippe Starck, com limoeiros sicilianos e aroma dos limões em uma experiência sensorial.

 

Detalhe da instalação “Yes, we have bananas

Serviço

O Festival DW! Semana de Design de São Paulo acontece em diversos pontos da cidade de entre 11 e 19 de março.

Lar Center

Av. Otto Baumgart, 500 - Vila Guilherme, São Paulo 

 

Consulte a programação completa em: designweekend.com.br 

Para mais informações, acesse as plataformas digitais: