Cidades do Rio de Janeiro: 5 Melhores Lugares Para Morar

Procurando um novo lugar para morar? Então confira a lista que separamos com as 5 melhores cidades do Rio de Janeiro.

Cidades do Rio de Janeiro: 5 Melhores Lugares Para Morar

Não é exagero dizer que as cidades do Rio de Janeiro estão entre as mais reconhecidas do país no exterior. A infinidade de belezas naturais, os pontos turísticos emblemáticos e a importância histórica, cultural e econômica colocam o estado como um dos principais destinos para quem quer melhorar de vida.

É uma combinação única que proporciona a seus moradores qualidade de vida, oferecendo emprego, renda, educação, saúde e, é claro, lazer. A região litorânea, por exemplo, está entre as mais bonitas do Brasil, atraindo turistas de todos os lugares do mundo durante o ano.

Além disso, foi, e continua sendo, importante centro político e econômico. O estado foi o centro do poder nacional desde o século 18, quando ainda era uma colônia portuguesa, até 1960, com a transferência da capital federal para Brasília.

Os números reforçam essa importância histórica. Ainda que seja o terceiro menor estado brasileiro em extensão territorial, é o terceiro mais populoso de acordo com o IBGE (atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais). Dessa forma, possui a maior densidade demográfica do país e abriga, sozinho, 8% da população nacional.

O estado ainda é responsável pela segunda maior contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB) do país, atrás apenas de São Paulo. Também possui um dos maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as unidades da federação e ocupa o top 5 na taxa de alfabetização.

Cidades do Rio de Janeiro: muito mais do que Copacabana

Entre as principais cidades do Rio de Janeiro, a capital que possui o mesmo nome é a que se transformou em símbolo não só do estado, mas de todo o Brasil. Suas praias belíssimas são retratadas rotineiramente em livros, séries, filmes e novelas, alimentando o imaginário dos moradores de outros estados.

Entretanto, o estado é muito mais do que sua principal metrópole. É possível encontrar regiões com diferentes perfis e atrativos: refúgios como Cabo Frio, Petrópolis e Paraty, ou lugares mais comerciais e industriais, como Niterói, São Gonçalo e Macaé.

Como se vê, não faltam opções para quem deseja dar uma guinada em sua vida e pretende se mudar nos próximos meses. Basta elencar os pontos que procura e valoriza e certamente o Rio de Janeiro vai ter as melhores oportunidades.

Veja também: Morar no Rio de Janeiro? Conheça os 5 melhores bairros da cidade

 

As cinco melhores cidades do Rio de Janeiro para morar

Rio de Janeiro: a capital do estado precisa ocupar a primeira posição da lista. A "Cidade Maravilhosa" é praticamente o cartão-postal do Brasil, com suas belezas naturais e pontos turísticos. Além do peso cultural e artístico, a metrópole também se destaca pela economia e pelo desenvolvimento, abrigando empresas do porte da Petrobras.

Niterói: Mas quando o assunto é qualidade de vida, nenhuma cidade fluminense está à frente de Niterói. O município possui o melhor IDH do estado e frequentemente está na lista dos dez maiores do país. O destaque é o desenvolvimento econômico, com foco em serviços, e a consolidação como importante centro financeiro e comercial do estado.

 Macaé: A "Capital Nacional do Petróleo" ganhou essa alcunha após a descoberta de petróleo na Bacia de Campos, na década de 1970, e a criação da base de operações da Petrobras no município. Desde então, registra um forte crescimento urbano, com a chegada de milhares de empresas e a criação de uma das melhores infraestruturas para a população no estado.

Paraty: Quem busca uma rotina mais pacata entre as cidades do Rio de Janeiro certamente vai escolher Paraty. As ruas de paralelepípedo no Centro Histórico, as casas com arquitetura da época colonial e o clima tranquilo de cidade pequena dão um toque a mais no município. Além, é claro, de abrigar a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), uma das mais importantes na América Latina.

Cabo Frio: Por fim, Cabo Frio é a opção mais indicada para quem viver entre belezas naturais e ótimas opções de lazer. Uma das cidades mais bonitas do estado e destino turístico para muitos viajantes, o local conta com ótima estrutura urbana, incluindo restaurantes, bares, cafés e vida noturna.

Sobre a Zuk:

A aquisição de bens por leilões é uma modalidade que está em alta justamente por oferecer grandes descontos em relação ao preço praticado pelo mercado. Com uma boa pesquisa e planejamento, você consegue comprar seu imóvel no Leilão de imóveis RJ.

Para garantir uma boa oferta no terreno que você está buscando, também é essencial contar com o apoio de uma empresa parceira. A Zuk mantém Leilão de Imóveis há mais de 35 anos de experiência na área e, além de ter as melhores ofertas, conta com uma equipe especializada para auxiliá-lo em toda a sua experiência de compra, do cadastro ao pós-venda!

  •  
  •  

Para mais informações, acesse as plataformas digitais: