Melhores Cidades do Mato Grosso para Viver

Procurando um novo lugar para morar? Então confira a lista das melhores cidades de Mato Grosso para se viver.

Atualizado em 16 Nov 2022 - Autor Zuk
Melhores Cidades do Mato Grosso para Viver

É um local que concentra três biomas fundamentais para o desenvolvimento do Brasil e que conecta o Norte e Sul do país. Contudo, viver nas melhores cidades do Mato Grosso é mais do que morar em terra de passagem ou na natureza. Nesse sentido, temos a chance de conhecer um pouco mais da história e das oportunidades que o território pode proporcionar. 

História porque, pelo Tratado de Tordesilhas, a região de Mato Grosso pertencia à Coroa Espanhola no início da colonização. Só foi incorporada por Portugal em 1680 por meio da ação dos bandeirantes, que exploravam o interior do continente. No século seguinte, foi um dos principais polos de mineração, o que acelerou seu desenvolvimento.

Além disso, sua localização geográfica sempre colocou o território como importante elemento de ligação e integração nacional. Hoje, as principais rodovias conectam o Norte e o Sul do país, mas antes a ferrovia exercia essa função, levando a produção industrial até mesmo à Bolívia.

Mas também é uma terra de oportunidades, puxada sobretudo pelo agronegócio. Mato Grosso é o maior produtor de grãos do país e lidera, especificamente, a exportação da soja. Além disso, possui o maior rebanho bovino do Brasil, com mais de trinta milhões de cabeças de gado.

Diante dessa conjuntura, viver em Mato Grosso é ótima oportunidade para quem deseja ter mais qualidade de vida, buscar novas oportunidades de trabalho e até para quem pretende conhecer mais sobre o próprio país!

Por que viver em Mato Grosso?

As melhores cidades do Mato Grosso não são apenas polos industriais e agropecuários. Ao longo dos mais de 900 mil km2 de área territorial (o terceiro maior do Brasil), o estado concentra grandes tesouros naturais que atraem a atenção de turistas e de todos aqueles que desejam ter maior contato com o meio ambiente.

Isso é possível graças à combinação única entre Floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal. Muitos desconhecem, mas o Pantanal corresponde apenas a 7% do território mato-grossense. A Floresta Amazônica, no norte do estado, ocupa mais da metade da área total, enquanto que o Cerrado fica com o restante.

Assim, além do ecoturismo em desenvolvimento para proteção de suas belezas naturais, há um importante movimento de proteção e valorização da fauna, flora e da população indígena. O Parque do Xingu, por exemplo, é um dos maiores do mundo e fica localizado na parte norte da unidade da federação.

As cinco melhores cidades do Mato Grosso para viver!

Cuiabá: a capital do estado encabeça a lista não só pela importância política, mas também por ser o principal polo financeiro, comercial e industrial da região - garantindo estrutura completa a seus moradores. Conhecida como "cidade verde" por sua intensa arborização, também é porta de entrada para visitantes que desejam conhecer o Pantanal.

Rondonópolis: é o terceiro município mais populoso de Mato Grosso, mas o segundo no PIB (atrás apenas de Cuiabá). Possui localização estratégica, sendo uma das principais ligações entre o Norte e o Sul do país. Com grande desenvolvimento industrial nos últimos anos, oferece excelentes oportunidades aos habitantes da região.

Sinop: o nome é a sigla para Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná, que ajudou a fundar a cidade em 1974. A cidade teve rápido crescimento e, atualmente, é considerada uma das 30 melhores para se investir no país, segundo levantamento da Urban Systems para a Revista Exame, o que a coloca como uma das melhores cidades do Mato Grosso para viver.

Primavera do Leste: o pequeno município pode não chamar a atenção pelo número total de habitantes, mas destaca-se por proporcionar boa qualidade de vida a seus moradores - possui o sexto melhor índice IDH-M do estado. Além disso, é importante polo turístico graças, sobretudo, à Lagoa Azul e ao crescimento do ecoturismo.

Lucas do Rio Verde: é outra pequena joia do Cerrado! Possui o segundo melhor índice IDH-M de Mato Grosso e é apontada frequentemente como uma das cidades com menos de 100 mil habitantes mais desenvolvidas do Brasil. Isso explica, portanto, a excelente infraestrutura do local e os excelentes indicadores de qualidade de vida e bem-estar.

Sobre a Zuk

A aquisição de bens por leilões é uma modalidade que está em alta justamente por oferecer grandes descontos em relação ao preço praticado pelo mercado. Com uma boa pesquisa e planejamento, você consegue comprar seu imóvel no Leilão de imóveis em Mato Grosso / MT.

Para garantir uma boa oferta no imóvel que você está buscando, é essencial contar com o apoio de uma empresa parceira. Para isso, confira o leilão de imóveis da Zuk, empresa com mais de 35 anos de experiência na área e que além de ter as melhores ofertas, conta com uma equipe especializada para auxiliá-lo em toda a sua experiência de compra, do cadastro ao fechamento do negócio!

 

  •  

Para mais informações, acesse as plataformas digitais: