Leilão de imóvel comercial: como funciona e quais são suas peculiaridades?

Procurando um imóvel comercial para comprar? Então confira aqui como funciona, as principais dicas e peculiaridades para obter a melhor oferta!

Atualizado em 31 Out 2022 - Autor Zuk
Leilão de imóvel comercial: como funciona e quais são suas peculiaridades?

Montar uma empresa no Brasil não é fácil. Além de todos os trâmites burocráticos, escolher o melhor local para o negócio exige paciência e pesquisa do empreendedor. Para facilitar esse processo, o leilão de imóvel comercial surge como uma alternativa segura, barata e eficiente para encontrar a propriedade dos sonhos.

 

É um assunto que merece atenção porque não se trata apenas de escolher a sede do negócio, mas daquilo que será a força motriz da operação. Se é um escritório para receber clientes, precisa ser acessível. Se é uma indústria, deve facilitar o trabalho de produção e distribuição de seus itens - e por aí vai.

 

Em suma: escolher o imóvel adequadamente é importante tanto para pessoas físicas (caso desejem alugar), quanto para pequenos negócios e até grandes organizações e investidores. Uma escolha bem feita é capaz de potencializar o resultado financeiro e fornecer as condições necessárias para crescer no segmento em que atua.

 

Dessa forma, participar de um leilão de imóvel comercial revela-se a oportunidade perfeita de encontrar e adquirir uma propriedade já desenhada para diferentes fins empresariais e com valores abaixo dos praticados no mercado.


Entretanto, antes de se habilitar e dar lances, é preciso saber mais sobre particularidades, funcionamento e até características desses imóveis. Continue no texto para conhecer todos os detalhes que envolvem este assunto.

 

Veja Também:


Vai comprar um imóvel? Conheça quatro vantagens do leilão
Leilão de Imóvel Rural: Como Funciona

 

O que são imóveis comerciais?

De forma bem resumida, são as propriedades direcionadas à atividade empresarial, isto é, com o objetivo de auxiliar empresas e organizações a atuarem em seus segmentos de negócios. Não é um espaço de moradia para pessoas, mas um local em que acontecem relações de produção, compra e venda.

 

Quem vai participar de um leilão de imóvel comercial também precisa alinhar as características de cada propriedade com seus próprios interesses. Quem procura um local para receber clientes não vai se interessar por um galpão industrial. Da mesma forma que um depósito faz mais sentido a quem trabalha com estoque e não prestação de serviços.

 

Também é imprescindível conhecer a legislação local sobre a atuação de empresas antes de adquirir um imóvel. Lembre-se de que o IPTU e a matrícula da propriedade devem estar de acordo com o ramo de atuação, além de estar ciente de normas reguladoras que podem existir em seu segmento.

 

Como funciona o leilão de um imóvel comercial?

O leilão de imóvel comercial funciona da mesma forma que a dos imóveis residenciais. Basta se cadastrar na plataforma da empresa leiloeira, se habilitar no lote desejado e dar seus lances até o fechamento.

 

Os pontos de atenção também são os mesmos. O mais importante deles, evidentemente, é a leitura atenta do edital. O interessado em participar de um leilão de imóvel comercial precisa ler cada tópico do documento para saber se todas as informações estão de acordo com seus objetivos.

 

Além disso, é essencial se informar com antecedência sobre condições de pagamento e eventuais débitos. Dependendo do lote e do tipo de negociação, é possível parcelar o valor em até 420 vezes, mas há casos em que é preciso pagar à vista - e não se esqueça de pagar a comissão do leiloeiro.

 

Quais são as peculiaridades no leilão de imóvel comercial?

A única peculiaridade em relação à negociação de propriedades residenciais é a possibilidade de o imóvel comercial já estar alugado. Ou seja, quem arrematar o imóvel já o receberá com um inquilino garantido. Informações sobre o contrato de locação, valores e período estão descritas no edital.

 

Entretanto, essa é uma condição que atrai muitos interessados para o leilão de imóvel comercial. Afinal, muitos desejam adquirir uma propriedade justamente para colocá-la em locação. Assim, além de obter um bem que está em uso, já tem acesso também a um valor mensal pelo aluguel.

 

Por fim, é importante ressaltar mais uma vez a atenção com a característica do imóvel e seus objetivos. Os leilões comerciais envolvem salas, lojas, lajes, prédios inteiros, galpões, armazéns e/ou depósitos e até plantas industriais. Cada um deles tem um perfil diferente de cliente.

 

Encontre seu imóvel comercial aqui!

Encontrar o local ideal para o seu negócio não é fácil. Além de se preocupar com o ponto e a análise de mercado na região, é preciso encontrar uma propriedade que ofereça a estrutura necessária para o empreendimento crescer. A melhor alternativa é apostar em um leilão de imóvel comercial.

 

Com o Leilão de Imóvel Comercial da Zuk, é possível encontrar boas opções com um preço bem mais em conta. A Zuk, tem mais de 35 anos de experiência na área e, além das melhores ofertas, conta com uma equipe especializada para auxiliar seus clientes em toda a experiência de compra - do cadastro ao pós-venda.

 

Ainda ficou alguma dúvida sobre os imóveis comerciais e os leilões? Entre em contato conosco no nosso site e aproveite para se cadastrar e receber nossas novidades!


Para mais informações, acesse as plataformas digitais:

 

 

Para mais informações, acesse as plataformas digitais: