Leilão Condicional: O que é e quais são suas características?

Quer saber o que é Leilão Condicional e quais as suas características? Então clique aqui e confira o excelente conteúdo.

Leilão Condicional: O que é e quais são suas características?

M
esmo quem nunca participou de um leilão sabe o básico dessa negociação: os interessados fazem lances e a maior oferta arremata o bem em questão.

Contudo, há situações em que a dinâmica é um pouco diferente. É o que ocorre em um leilão condicional, uma modalidade ainda pouco conhecida.

 

Nele, a maior oferta nem sempre será a vencedora - isso porque a venda só será concluída com a aprovação do vendedor. Mas fique tranquilo! Você pode acompanhar se seu lance está dentro ou não do mínimo aprovado pelo vendedor, observando o "farol" sinalizador localizado em nosso site, ao lado do último valor lançado.

 

Se estiver verde, significa que já está dentro do que será aceito e se estiver amarelo, ainda irá para análise do vendedor.

De qualquer forma, é muito importante realizar a leitura do edital do leilão para verificar os detalhes sobre o imóvel, mas para facilitar, conferir se próximo do valor do bem está escrito "Lance Mínimo" ou "Lance Inicial", pois caso esteja de "Lance inicial", você já pode entender que se trata de um leilão inicial condicional.

 

Confira abaixo mais informações sobre leilões condicionais para ter mais chances de fazer um bom negócio!

 

Veja também:

 

Leilão de imóveis: Como funciona e tudo que você precisa saber
Leilão de Imóveis para Investidores
Como participar, dar lances e arrematar em leilão de imóvel?


O que é e como funciona o leilão condicional?

De forma simples, podemos entender como uma negociação de leilão em que a arrematação de um imóvel ou de outro bem é condicionada à aprovação do comitente.

Ou seja, ao final do leilão, o lance vencedor (aquele que oferecer mais) é enviado para análise do vendedor - e ele vai aprovar ou recusar a venda.

 

De resto, a dinâmica do leilão condicional é basicamente a mesma da tradicional. O imóvel é colocado à venda por um valor inicial, normalmente abaixo do valor de mercado, e as pessoas habilitadas podem dar lances dentro do prazo estipulado. O maior é declarado vencedor.

 

A diferença fundamental é que, em vez de já efetuar o pagamento do bem de acordo com as instruções no edital, o arrematante precisa aguardar. O valor é enviado ao comitente para sua aprovação ou recusa e ele tem até três dias úteis para dar um retorno (salvo exceções). As informações são disponibilizadas na área do usuário na plataforma da empresa leiloeira.

 

Quais os cuidados necessários?

O leilão condicional não é muito diferente da modalidade de negociação mais comum. Assim, é importante que o cliente tenha conhecimento das condições de participação, para não se frustrar caso tenha seu lance recusado. Os principais cuidados dizem respeito ao edital e à forma de pagamento.

 

Confira a baixo os cuidados necessários:

 

Leia atentamente o edital

 

É o principal documento de um leilão e deve ser lido atentamente pelo interessado. Nele estarão descritas todas as informações essenciais sobre a negociação, como informações do lote, condições de pagamento e, claro, se vai ser uma venda condicionada à aprovação do comitente vendedor ou não.

 

Analise a descrição do lote no site

 

Outra fonte de informação importante é a descrição do lote no site da empresa leiloeira. As melhores plataformas também informam se o leilão vai ser condicional ou não. Mas isso não isenta o participante de ler o edital!

 

Planeje seus lances

 

Lembre-se de que a venda depende da aprovação do vendedor. Ou seja, ter o maior lance não significa, necessariamente, o arremate do lote. Assim, planeje bastante as ofertas que pretende fazer para conseguir fechar o negócio.

 

Atente-se ao pagamento

 

Por fim, fique atento ao pagamento caso sua oferta seja aprovada. É responsabilidade do arrematante acompanhar o processo de aprovação do leilão condicional. Portanto, após o sinal verde do comitente, a pessoa deve efetuar o pagamento de acordo com as condições estabelecidas no edital.

 

Conte com a Zuk!

 

Agora que você já conhece essa peculiaridade dos leilões, está apto para encontrar a oportunidade dos seus sonhos. Para isso, o importante é contar com o apoio de empresas consolidadas e de renome nesse segmento, que auxiliam os participantes do cadastro ao pós-venda.

A Zuk possui mais de trinta anos de experiência na realização de leilões de imóveis presenciais e on-line. No caso dos leilões condicionais, disponibilizamos essa informação em todos os lugares possíveis para que o nosso cliente tenha ciência da peculiaridade antes de sua participação.

 

Você já conhecia essa característica? Conte suas dúvidas nos comentários e aproveite para se cadastrar em nossa plataforma!

 

 

Para mais informações, acesse as plataformas digitais: