Cidades do Rio Grande do Sul: Conheça as 5 Melhores para Morar

Procurando um novo lugar para morar? Então confira a lista que separamos com as 5 melhores cidades do Rio Grande do Sul.

Atualizado em 16 Nov 2022 - Autor Zuk
Cidades do Rio Grande do Sul: Conheça as 5 Melhores para Morar

De clima mais ameno, o desenvolvimento socioeconômico e a proximidade com os nossos vizinhos Uruguai e Argentina são alguns dos atrativos das melhores cidades do Rio Grande do Sul. O estado gaúcho traz pessoas de diversas partes do Brasil interessadas em ter mais qualidade de vida.

Um dos motivos para isso é a combinação entre oportunidades econômicas e ótimos indicadores sociais. O Rio Grande do Sul possui o quarto maior PIB entre as unidades da federação (o maior da região Sul) e o sexto IDH mais elevado do país, indicador que avalia justamente a qualidade de vida da população.

Além disso, mesmo com a crise econômica no Brasil, possui uma das maiores taxas de expectativa de vida (78 anos) e de média salarial entre os trabalhadores. Destaca-se também pelo baixo índice de analfabetismo e mortalidade infantil, bem como a grande oferta de universidades e instituições de ensino superior.

As cidades gaúchas contêm uma história única, com inúmeras disputas políticas e guerras que marcam sua formação territorial. Além disso, possuem ampla influência da colonização de imigrantes, principalmente alemães e italianos, mas também espanhóis e portugueses.

Viver nos municípios gaúchos é, portanto, uma experiência incrível que representa a oportunidade dos sonhos para quem deseja mudar de vida, buscando novos objetivos.

Por que morar no Rio Grande do Sul?

Não é apenas o desenvolvimento socioeconômico que proporciona ótima qualidade de vida nas melhores cidades do Rio Grande do Sul. O estado consegue combinar de forma única a natureza, com seu clima ameno e belezas naturais, a uma forte pegada histórica e cultural.

As cidades gaúchas se destacam pelas estações bem definidas. Ainda que o inverno tenha temperaturas mais geladas, o verão costuma ser bem quente, o outono e a primavera são mais agradáveis. Isso favorece a adaptação dos novos moradores, além de proporcionar vistas incríveis, como na região Serrana (Gramado, Canela e Bento Gonçalves, por exemplo).

 

Além disso, a unidade da federação preserva sua origem histórica. Destaque para a Região das Missões, com ruínas da colonização dos jesuítas, além de contar com os CTGs (Centros de Tradições Gaúchas), que buscam apresentar os hábitos e a cultura local aos novos moradores.

Veja também:  Bairros de Porto Alegre: 5 Melhores para Viver

As cinco melhores cidades do Rio Grande do Sul para viver

Porto Alegre: A capital mais ao sul do país não poderia ficar de fora da lista. Com mais de 1,4 milhão de habitantes, Porto Alegre é um dos mais importantes polos econômicos do Brasil. Reconhecida internacionalmente pela ONU como uma das melhores capitais para viver e pela gestão pública, a cidade atrai turistas e moradores em todos os anos.

Novo Hamburgo: Localizada no Vale dos Sinos, a cidade é uma das mais importantes do estado, pois fornece uma ótima infraestrutura a seus moradores com baixo custo de vida e ótimo bem-estar. Com forte herança alemã, Novo Hamburgo também atrai moradores pela proximidade com Porto Alegre.

Pelotas: Povoada desde o século 18, a cidade se transformou em grande polo econômico primeiro pelas charqueadas (produtores de charque, carne-seca) e, atualmente, pela produção de açúcar e doces. O forte desenvolvimento da economia, combinado com a paisagem histórica de seus prédios, agradam quem quer mudar para o Sul.

Santa Cruz do Sul: O município também possui fortes raízes alemãs, combinando arquitetura única com belezas naturais. Além disso, está entre as melhores cidades para investimentos de todo o estado e possui a segunda maior Oktoberfest do país (atrás apenas de Blumenau).

Uruguaiana: é ideal para quem quer conhecer diferentes culturas. Uruguaiana está localizada na fronteira fluvial com a Argentina e Uruguai e interliga Porto Alegre, Montevidéu, Buenos Aires e Assunção. Dessa forma, é o terceiro município mais extenso do Rio Grande do Sul e possui uma das melhores estruturas urbanas do estado.

Sobre a Zuk

A aquisição de bens por leilões é uma modalidade que está em alta justamente por oferecer grandes descontos em relação ao preço praticado pelo mercado. Com uma boa pesquisa e planejamento, você consegue comprar seu imóvel no leilão da nossa plataforma.

Para garantir uma boa oferta no imóvel que você está buscando, é essencial contar com o apoio de uma empresa parceira. Para isso, confira o leilão da Zuk, empresa com mais de 35 anos de experiência na área e que além de ter as melhores ofertas, conta com uma equipe especializada para auxiliá-lo em toda a sua experiência de compra, do cadastro ao pós-venda!

  •  

Para mais informações, acesse as plataformas digitais: